Crianças e Media

Weblog do Curso de Mestrado de Sociologia da Infância

Outros blogs:
Educomunicação
Educação para os Media
Educação à Imagem
Jornalismo e Comunicação


This page is powered by Blogger. Isn't yours?
sábado, junho 07, 2003
 
Game Studies é uma revista digital sobre todo o tipo de jogos: video, computador, em rede... e tem os textos acessiveis online. Ver, em particular, o númerto mais recente.
Por outro lado: Game Culture: Thinking about computer games é um sítio com uma série de textos disponíveis.

 
No rescaldo do filme "Ser e Ter", de Nicolas Philibert

Creio que todos os que partilhamos a experiência do filme "Ser e Ter" de Nicolas Philibert não nos vamos esquecer tão cedo da intensidade do que vivemos, naqueles 104 minutos. Foi pouco o tempo que tivemos no fim, para conversar. Para os interessados em continuar a dialogar com o filme, em ver algumas das suas imagens e, eventualmente, em comprar o DVD que já se encontra no mercado, aqui ficam algumas sugestões:

- "Être et Avoir", par Catherine Raucy"
"L'apprentissage, l'initiation est un thème fondamental, présent dans beaucoup de récits et de films. Mais curieusement l'école n'est que rarement choisie comme sujet central, du moins dans le cinéma récent.(...)".

- Être et avoir. La bonne distance, par José Morel Cinq-Mars:
"Nicolas Philibert est au cinéma ce que Siméon Chardin est à la peinture : leur génie propre est de rendre admirables, par la vivacité et la délicatesse de leur regard, « la moindre des choses », le geste le plus humble, la scène la plus quotidienne. L'un et l'autre partagent aussi cet art délicat de savoir regarder et dépeindre des enfants sans les caricaturer. Ainsi « Être et avoir » nous fait-il découvrir non pas des enfants-potiches pour casting de stars, mais de vrais enfants, qui jouent, pleurent, rêvent, réfléchissent, s'efforcent d'apprendre à lire ou à écrire, comptent sur leurs doigts - pas toujours très propres - , s'appliquent, tirent la langue sous l'effort, se disputent ou s'entraident."

- Être et Avoir, par Dominique Chancé:
"Si j'apprécie le film de Nicolas Philibert, du reste sans préjuger de ce qu'il voudrait démontrer, c'est qu'il témoigne de cette réalité qu'est une certaine école primaire et élémentaire, de ce qu'elle a été et demeure encore pour une part, dans des cadres plus modernes ; c'est qu'il témoigne également d'une relation maître/élève que l'on peut trouver « humaine » mais qui n'est pas sans défauts."

- Uma entrevista com Nicolas Philibert

- Sobre a região de Aubergne, onde o filme foi rodado

- Para adquirir o filme em DVD, na Amazon.fr.


quinta-feira, junho 05, 2003
 
Ser e Ter - Um Filme de Nicolas Philibert
Sexta-Feira, dia 6, pela 21h30, na delegação de Braga do
Instituto Português da Juventude

E SE, DESTA VEZ, A AULA "FOSSE" AO CINEMA???

"Ser e Ter" (Être et Avoir), documentário de Nicolas Philibert sobre uma pequena escola no interior da França, produzido com poucos recursos, virou um "cult" em França e esteve, em 2002, entre os dez filmes mais vistos. O Filme realça como poucos a importância da escola e da aprendizagem e talvez seja a homenagem mais comovente já prestada pelo cinema aos professores.

O título se refere aos primeiros verbos que se aprende a conjugar: "être" (ser) e "avoir" (ter). Philibert acompanhou durante quase um ano o quotidiano dos alunos de uma pequena escola em Saint-Etienne-sur-Esson, nos grotões da França.

O professor do filme, o cinquentão Georges Lopez, é o herói. Sua dignidade, paciência, interesse, franqueza e persistência são impressionantes. Ele é o único personagem do filme que é entrevistado directamente pelo realizador. De frente para a camera, conta que ser professor era o seu projecto de vida e foi sua realização pessoal. Por intermédio de Lopez, o realizador celebra todos os professores.

Na pequena cidade, onde lecciona há 20 anos, Lopez funciona não apenas como professor, mas ainda como psicólogo, "baby sitter" e assistente social. Seu método de ensino é heteróclito e sem apriorismos: mescla o tradicional e o moderno, a disciplina e o jogo, a doutrina e o diálogo.

Ele não abre mão de sua autoridade, obrigando os alunos a reconhecerem-na desde cedo, ao exigir que o chamem de "senhor". Mas pratica sua autoridade sem autoritarismo nem paternalismo. Está sempre no lugar do mestre: aquele que, quando surgem situações de conflito, vai incutir nas crianças as primeiríssimas racionalizações de princípios éticos, tentando fazê-las entender o sentido da amizade, do respeito ao outro, do trabalho, da decisão, da escolha.

Sem falar, claro, na aprendizagem do alfabeto, das palavras, da escrita, da leitura, dos números, das contas... Todo um imenso esforço para os alunos e o professor, que Philibert acompanha detalhadamente, nas menores actividades, mas de maneira leve e bem-humorada, sensível à espontaneidade das crianças.

"Ser e Ter" é um documentário social, sobre uma colectividade, mas é também a respeito de vidas concretas, uma diferente da outra. A câmera (manipulada
pelo próprio realizador) consegue definir cada aluno em sua singularidade, não deixando que a graça particular dos pequenos seja sufocada pela visão de conjunto."

O filme encerra o ciclo dedicado ao realizador Nicolas Philibert, uma organização da Associação Ao-Norte, do Instituto Português da Juventude (Rua de Santa Margarida em Braga) e da Livraria Centésima Página. A entrada é gratuita.

(O texto resulta da adaptação do texto original do crítico brasileiro Alcino Leite Neto)


quarta-feira, junho 04, 2003
 
Um estudo assegura que os videojogos podem desenvolver capacidades visuais. "Las horas invertidas en practicar juegos de video podrían no ser un gran desperdicio, como piensan muchos padres de familia.".
Um outro texto sobre o mesmo assunto remata assim:
"Social benefits of the findings may include improving visual awareness in drivers and aiding the rehabilitation of the visually impaired. The recovery of patients with visual problems (like stroke victims) is a long and costly process and the study contends that the use of videogames in treatment could be a cheap alternative, if the medical profession takes the results seriously.

It stands to reason that the interest of the US armed forces may also be pricked by the research. Although the military's involvement with videogames has already begun with its massively successful online recruiting tool, America's Army on the PC, the findings may further increase the use of videogames in the training of real soldiers, not just armchair ones".


 
Mais um texto:
Developmental Aspects of Children's Learning from Interactive Media: A Research Review, de Ellen Wartella

"The overarching question addressed in the review is: what is known regarding the develolpment of children's use of interactive technologies (CD-Roms, videogaqmes and new interactive toys ...) and their impact on children's cognitive social and emotional development? Subset of questions include attention to age, gender, social class and/or ethnic minority differences in use and impact of such technology".

terça-feira, junho 03, 2003
 
Um desafio a todos os cidadãos
Um repto aos mestrandos

O Governo e o maior partido da oposição, o PS, acabam de apresentar os seus projectos de Lei de Bases da Educação. A lei que vier a ser aprovada na Assembleia da Repúbica substituirá a actual Lei de Bases do Sistema Educativo, que data de 1986 (embora com alterações pontuais entretanto verificadas).
As mudanças ocorridas no mundo e em Portugal desde 1986 para cá fariam esperar documentos ousados, ambiciosos no projecto educativo para Portugal, capazes de ter em conta os novos cenários em que ocorre, hoje em dia, a formação dos portugueses, tanto os mais pequenos como os mais crescidos.
O desafio que lanço é o de lerem a proposta do Governo e o projecto do PS e responderem às seguintes questões:

- Como interpretar a mudança de nomenclatura nesta lei - de Lei de Bases do Sistema Educativo para Lei de Bases da Educação?
- Como é que os documentos apresentados enquadram e contextualizam as mudanças sócio-culturais com incidências no terreno da educação e formação?
- Que lugar tem nesses documentos o novo ecossistema informativo em que todos temos de nos movimentar, embora em condições e com recursos muito diferenciados?
- Que referências e que lugar dão os projectos apresentados à edfucação para os media enquanto dimensão básica da educação para a cidadania?

Eventuais respostas a estas perguntas poderão ser publicadas neste weblog, desde que os seus autores o autorizem e depois de devidamente editadas (Enviar
para: mpinto@ics.uminho.pt)

 
A MTV Networks Europe adquiriu 50% das acções do canal francês de videojogos Game One, mediante um acordo com a produtora francesa Atari, especializada neste tipo de entretenimento. Actualmente, Game One pode ser vista em 3,5 milhões de lares através das plataformas de cabo e de satélite em França. Através deste acordo, a MTV Networks Europe distribuirá o canal a cerca de 110 milhões de lares em toda a Europa.